quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tensão e chocolate

Vera Pinheiro
Hoje estou com a vó amarrada no toco! Tensa! Hipertensa! Nem eu me agüento! Preciso de um sossega-leão urgente. Não, não estou falando de sexo, mas de uma boa sessão de acupuntura! Ando sem tempo para isso, que é algo que adoro e de que preciso, embora saiba que preciso me dar prioridade.

Hoje, ao meio dia, comi um pratão de salada e um pedaço de carne. Sim, estou de regime. Não, é melhor dizer reeducação alimentar. Aprendi a comer quase tudo sem sal e com isso a reconhecer o verdadeiro sabor dos alimentos. Essa é a parte boa da restrição. Só não quero comer jiló e moranga. Nunca provei jiló e comi moranga demais quando era criança.

Naqueles idos, na casa de minha mãe criança não tinha direito de dizer “não gosto”. Era fazer cara feia para uma comida e a mamita lascava: “Vai comer o que quiser quando tiveres a tua casa”. Foi exatamente isso o que fiz. Nunca cozinhei moranga e quibebe. A minha bronca com jiló não tem nada a ver com a infância, é só antipatia mesmo. Jamais servi miúdos de galinha – ninguém me convence de que coraçãozinho tem bom sabor. Criei meus filhos sem bife de fígado – e eles cresceram bem fortinhos, apesar disso.

Vejo muita criança empurrar o prato e dizer “não quero, não gosto”. Os pais deviam ensinar os filhos a dar graças pelo prato de comida que têm sobre a mesa, lembrando-os das muitas crianças que passam fome.

Minha mãe era durona, mas sou-lhe muito grata por suas lições. E gratidão também é algo que se ensina em casa. Quem não aprendeu gratidão não dá valor para nada.

Como estava dizendo, hoje eu comi um pratão de salada mista (de tudo um pouco), mas me permiti um, está bem, dois bombons. Curou-se rapidinho o meu humor lascado de hoje. Será que sou chocólatra?! Claro que não! Passo muito tempo sem comer chocolate. Aliás, nem gosto de doce, só de pudim de leite condensado. Reeducação alimentar não significa privação de uma das melhores coisas da vida – comer, mas ter hábitos saudáveis que, muito lá de vez em quando, podem ser quebrados por um chocolatinho inocente.

Estou calminha agora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário