sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Olhando aqui de cima...


Vera Pinheiro

...A vida parece alegre e em paz. Não apenas parece, é. Apesar de tudo e de alguns acontecimentos, aspiro e respiro alegria e paz. E olho a vida de cima de um salto 12,5, que é praticamente um tênis de tão confortável.

Adoro salto alto, e faz muito tempo! Porém, passei alguns anos de rasteirinha. Enquanto acomodava meus pés na linha reta, firmava alguns pontos da minha vida, como se cravasse estacas no chão para armar uma barraca. Não posso acampar de salto, então, do mesmo modo, precisava alinhar e estabilizar aspectos da vida tendo os pés rentes ao chão.

No dia em que recebi o diagnóstico de um problema cardíaco, a reação que tive foi passar numa loja e comprar um par de botas com um salto altíssimo. Bem, nem tão alto para os padrões que eu costumava usar há algum tempo. Não que quisesse voltar no tempo, pois tenho consciência de que ilusões não constroem pessoas fortes, como gosto de ser. E sou uma desiludida assumida. Tirei as ilusões para ver tudo melhor. O que eu queria era olhar a vida aqui de cima, porque não há problema que resista a um salto alto. Normal para mim, ué. Tem gente que enfia a cabeça no meio das pernas e chora. Outras pessoas se metem embaixo das cobertas e dormem o dia inteiro. Eu subo no salto. E só desço quando as coisas serenam.

Esta semana foi agitada – graças dou que hoje é sexta! – e corri de um lado para outro. Depois de muitos anos vivendo isso, hoje detesto correria e a sensação de desordem no meu dia. Incluí compromissos demais na agenda e acabei voando o tempo todo, desde segunda-feira, por isso não conseguia andar de salto. Hoje me revoltei e cancelei o que estava marcado só para poder me arrumar direito de manhã e usar uma sandália maravilhosa. Perdi a pressa, em suma. Afinal, na pressa quem consegue viver direito? Nem aproveita! Podem falar contra o salto, mas ele dá postura, mais elegância e menos pressa. A gente anda devagar e passeia pelo dia. E enquanto se equilibra, não se atormenta com nada, uma beleza! Amo isso!
 Do alto de um salto não há dor que permaneça nem tristeza que sobreviva! Amoooo!

Um comentário:

  1. Como assim?!?!?! Como que eu não vi esse post antes?!??! Meu Deus! Manda um desses pra cá já com aquele pacote que minha mãe pôs no correio ontem!
    AMEI AMEI AMEI.
    E nada melhor do que pés bem cuidados!
    :) Estás de parabéns!

    ResponderExcluir