quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hoje é dia de...

Vera Pinheiro

Hoje é o meu dia no Poema Dia. "E não estavas lá..." foi inspirado nas vezes em que não tive aquela pessoa especial junto comigo. Vivi sozinha os momentos bons e os nem tanto. Nem sei se chega a doer essa constatação. Algumas dores, de tanto que doem, paralisam o sentir e o anestesiam. A gente passa pela dor e ela fica para trás. A consciência do estar só, nesse caso, trouxe um lamento silencioso, que me fez ver o que importa, se eu ou a saudade do que não vivi. O Poema Dia está no endereço http://poemadia.blogspot.com/

Hoje é dia de enviar a crônica da semana para o jornal A Razão. “Ficar ou namorar” é uma reflexão sobre a modalidade de relacionamento fugaz que, para ser boa, é preciso aprender a vivê-la, senão a gente quebra a cara e sofre. A inspiração veio de algumas lembranças minhas, dentre elas, pessoas que vieram e se foram antes que eu pudesse conhecê-las e elas a mim. Faz parte do “ficar”, que ao contrário do que o nome poderia sugerir, não fica, pois a sua essência é exatamente a condição de efêmero, regrada pela impermanência. A crônica estará sábado aqui no blog e no jornal de Santa Maria, RS.

Hoje é dia de adormecer lembranças para dormir em paz. Não são as amarguras que me tiram o sono, pois consigo afastá-las antes de pregar os olhos. São as partes felizes, que passaram, o que me mantém acordada, cutucando a memória dos sentidos. Só o esquecimento traz o sossego. Certas pessoas não merecem estar na galeria de nossas recordações, apesar da insistência com que se apegam a nós e da consequente dificuldade que temos de espantá-las do coração. Outras não querem ficar sequer em nossos pensamentos, como se pudessem administrar esse espaço unicamente nosso. E há aquelas que permanecem de tal modo impregnadas em nosso ser que parecem ter-se colado em nós até que a eternidade nos separe. Essa é a derradeira esperança. Afinal, lá como agora não há razão que nos faça ficar juntos. E não sei se lamento isso ou se agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário