segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ufa, acertei o ritmo

Vera Pinheiro
            Enfim, de volta à velha e boa forma. Na primeira semana em casa fiquei meio lerdinha com o serviço diário e ocupei mais tempo para fazer as mesmas tarefas. O ritmo de quem está em casa é diferente daquele de quem tem uma atividade fora. Só que não gostei de ficar ocupada demais com as coisas que faço sempre e tratei de me recobrar. Levantei cedo e no horário de sempre estava com tudo pronto! Hã-hã, agora, sim, vai me sobrar tempo para outras coisas. Qual é a graça de não trabalhar fora e continuar sem tempo livre?!

            Fiz tudo rapidamente hoje e ainda fiquei meia hora conversando ao telefone. Uma lição doméstica preciosa: não tentar terminar tudo, porque o serviço de casa não termina. Simples assim. Os gnomos e duendes continuam brincando por aqui. É inacreditável que a pia, antes vazia, se encha de repente; que a casa, limpa ontem, esteja empoeirada hoje, e que haja mais roupas para lavar, sendo que não há varais disponíveis, estão todos ocupados. Preciso me lembrar de comprar mais fios e prendedores... ou aquela máquina dos sonhos de toda dona de casa: a lavadora que lava e seca. Pena que não dobre nem guarde no armário. Onde eu contrato um robô?

            Outra lição: fazer um pit stop. Não se incomodar com o que ainda tem por fazer. Estabelecer prioridades tal como se faz no serviço fora de casa. Por isso estou aqui, com uma pilha de coisas para arrumar sobre a minha mesa, escrevendo como se tudo estivesse bem arrumadinho. Flexibilizei. Quem diria, hem? Depois eu arrumo.

            E nessas paradinhas, é bom fazer aquilo que a gente sempre adiou por falta de tempo. Visitar uma amiga, por exemplo, desde que ela esteja de folga, de férias e esteja livre para nos receber. Não tentar ocupar espaço demasiado na vida alheia quando a gente está com tempo vago é uma prova de boa educação.

           

3 comentários:

  1. Amiga,
    Amei a sua visita. Volte sempre...muito bom o nosso almoço caseiro. Guigui também adorou a sua companhia. Amou especialmente o fato de voce ter brincado com ele...Já pode ser avó, viu?
    Beijao,
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adorei estar com vocês! Pois é, fiz um test drive com Guigui, que comprovou as habilidades que tenho para ser avó. Preciso convencer Gui e Rê disso...rsrsrs. Mas já tá na agenda deles, preciso ser paciente!
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Estou com ciúmes. Quero também receber a tua visita. Vamos esperar a Val voltar de férias para fazer aquele feijãozinho com arroz, e de sobremesa o irresistível pudim de leite condensado.
    O Gui é uma gracinha.
    Beijos.

    ResponderExcluir