quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Colírio para os meus olhos

Vera Pinheiro

Há dias ando com uma irritação nos olhos. Parece areia! Por conta disso tenho chorado lágrimas copiosas, no melhor estilo Melina Gouveia, que só chora na novela das oito. Basta jogar luz e câmera em cima que ela chora. E sem borrar a maquiagem, que deve ser de plástico, uma coisa. Quero saber a marca.

Hoje fui à oftalmologista que me trata desde, ah, sei lá, desde que estou em Brasília ou quase isso. Estou com Ceratite, sabes o que é isso? Uma inflamação na córnea. Pode ser tratada com curativo oclusivo ou lente de contato terapêutica, e antibiótico local. Amanhã vou fazer mapeamento de retina e topografia corneana. Ok, até aí tudo bem.

Com a receita em mão, saí do consultório – um das maiores clínicas oftalmológicas de que se tem notícia - e fui à farmácia comprar colírio e uma pomadinha para colocar nos meus lindos olhos. Não consegui comprar os medicamentos. A médica me deu a receita, mas nenhuma farmácia quis me vender os remédios, porque a receita não tinha duas vias, e o colírio receitado é um antibiótico. Como sabemos, agora só se pode comprar antibiótico com receita, mas a médica não se lembrou da norma da ANVISA que determina que os medicamentos só podem ser vendidos com a apresentação de duas vias da receita médica, sendo que uma delas fica com o estabelecimento e outra com o consumidor. Eu também não me lembrei do detalhe das duas vias. Resultado: fiquei somente com o diagnóstico, não estou medicada. Amanhã terei de voltar à médica para regularizar a receita. Bah, estou aborrecida com a situação!

E o que mais me chateia é que, quando se é jovem, uma irritação nos olhos a gente cura com umas gotinhas de lavolho, benzedura e preces para Santa Luzia. Quando cruza aquela faixa em que já se está com um pé na chamada melhor idade, uma irritação nos olhos se torna um problemão. Ah, vá! Coisa mais sem graça...

Um comentário:

  1. Desejo que você se recupere logo e que troque esse tipo de colírio por outros colírios bem mais interessantes que estão à solta no trânsito, supermercados, bares etc...

    ResponderExcluir