quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aniversário da cidade

Vera Pinheiro

Parabéns, Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que hoje está de aniversário: 154 anos. Praticamente uma guria, de tão faceira com seus empreendimentos e novidades. Uma jovem muito bela e acolhedora, que recebe de braços abertos os forasteiros, a gurizada que se hospeda por anos nela para aprender uma carreira e que, depois, sai por esse mundão afora dizendo que se formou em Santa Maria, o que basta para antecipar simpatia na praça. Uma sábia e centenária mulher que envelhece sem perder o viço e a ânsia de crescimento.

Morando fora há 17 anos, jamais esqueço a data do aniversário de Santa Maria. Faço feriado em homenagem à cidade que adotei para ser de minha procedência, já que não é de nascimento. Quando me perguntam, estufo o peito e esclareço: moro em Brasília, sou de Santa Maria e nascida em Itaqui.

Agora, cá para nós: ô mundinho pequeno este, não? Não dá para se esconder que o rabo fica de fora. É mais do que coincidência duas pessoas de Itaqui, lá no fim dos pampas, beirando a fronteira, morarem na mesma rua em Brasília, numa vizinhança quase de porta.  É o meu caso. Quase caí do banquinho. Ri bastante. Barbaridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário