sábado, 20 de outubro de 2012

Panela queimada (*)


Vera Pinheiro
            Minhas habilidades domésticas são boas. Ponto. Por mais que a minha elevada autoestima reclame da nota média, devo reconhecer que sou apenas boa nas lidas do lar. Não tive muito tempo para aprimorar dotes culinários, donde me resta alguma esperança de que possa melhorar pelo fazer continuado nesses tempos de aposentadoria. Porém, sou esforçadinha. E a gente sabe que o esforço compensa as eventuais – e não muito graves – falhas de competência. É o caso.
            Para cozinhar, por exemplo, preciso de ingredientes, claro, e de máxima concentração, o que não me impede de ouvir um CD de mantras que fica engatado no ponto para rodar no aparelho de som da cozinha, que considero área nobre da casa.  De orar gosto e posso, mas prefiro não conversar enquanto cozinho, e entreter visitas nem pensar, se estou fazendo um prato, por trivial que seja. Marco hora, preparo tudo antes de a pessoa chegar, e me escabelo se a criatura chega antes e quer ajudar.
Certa vez, um querido amigo meu, a quem eu recebia em casa com a mulher dele, disse que eu parecia uma barata tonta nesse sagrado local. É que ele não fechava a boca! Desde então, separo visitas do local do preparo de alimentos para que todos possam saborear os meus quitutes que, aliás, boto tanta fé no sucesso deles que sequer provo enquanto cozinho. Isso é que é autoconfiança!
            Meus filhos têm, ambos, memória privilegiada com relação aos meus feitos e defeitos. Quando querem me chatear puxam uma fileira de histórias de fiascos gastronômicos que cometi, sendo eles as minhas vítimas, quando não alguém de fora. Isso fez parte do meu aperfeiçoamento, a duras penas e a quilos de sal. Hoje eu me tenho por uma boa cozinheira, embora quase sempre esteja no limite entre o susto e a surpresa. De vez em quando a panela queima, fazer o quê?
            Justamente aquela panelinha que eu amo tanto foi a que ganhou uma casca grossa no fundo, por conta de um telefonema na hora de preparar o almoço. Depois disso tomei uma providência: boto o telefone no silencioso, desligo, não atendo ninguém, enfim. Somente volto ao contato depois que a mesa está servida e enquanto não chega a pessoa que vai se sentar comigo. Acho muito feio alguém ocupar a orelha e a boca ao mesmo tempo. A gente pode falar depois da refeição, o mundo não vai desabar se fizer isso. E é bom não se esquecer de pedir licença aos outros antes de atender o celular, pois tem gente que não se dá conta, mas está conversando conosco e de repente para o assunto e fala horas com alguém que não está presente. De corpo presente, quero dizer, mas interfere e atrapalha mesmo assim.
            E o que é que eu faço com a minha rica panelinha queimada? Esconder o fato era impossível, porque o cheiro de queimado se estendia a légua e meia de casa. A primeira opção era jogar no lixo, torcendo para que alguém mais paciente a encontrasse e desse uma limpeza geral, recuperando-a para uso. Para limpá-la, seguramente eu deixaria as pontas dos dedos nela, tamanho o estrago havido. Pensei em raspar com uma faca e vi que seria um caminho fácil para furar o fundo dela, sem contar o risco de me cortar com aquele fio que a gente só vê o quanto é afiado quando tira um bife da mão. Pedir ajuda era hipótese descartada. Desisti do restauro imediato, então. Dez a zero da panela queimada contra mim!
Articulando mentalmente um adeus honroso e digno para ela, enchi de água a panela e quase verti lágrimas dos olhos! Lamentei a total impossibilidade de aproveitar o conteúdo e toquei a vida de cozinheira em frente naquele dia, não sem pensar que havia despencado alguns degraus na minha qualificação doméstica. A tempo de evitar ficar deprimida, tomei o ocorrido por mero tombo no percurso.
Três dias se passaram e a panela, recostada na pia, esperava a minha decisão sobre o que fazer com ela. Finalmente, então, enfrentei a situação. Vou jogar fora! Mas não precisou. Ao retirar a água, o fundo queimado havia se soltado e pude lavar a panela sem qualquer dificuldade. Foi assim que aprendi a não tomar decisões precipitadas com relação a fatos e a pessoas. Quando a raiva queima, a gente bota água na panela das emoções e deixa de lado. A raiva se solta e a gente fica livre de sentimentos negativos que não prestam para nada!
(*) Crônica publicada na edição de 20/21 de outubro de 2012 do jornal A Razão, de Santa Maria, RS (www.arazao.com.br).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Que tempo é esse?!


Vera Pinheiro
Que tempo é esse, meus Deuses? De repente se passaram meses do meu último post, mas a sensação é de que tudo foi ontem, no máximo na semana passada. Às vezes tenho a sensação de que habito uma nave supersônica. Não consigo mais vislumbrar o transcurso do tempo. É num piscar de olhos que o dia passa, o mês passa, o ano passa. Num piscar de olhos eu passo sem deixar rastro de saudade a ninguém. Então, sigo sem saudade que seja recente, porque a vida passa rápido demais e não dá, sequer, tempo de viver alguma coisa que deixe saudade.